Partilhar a ambição subjacente aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e a agenda comum de criação de valor sustentável para o setor, alicerçada numa intervenção sobre os 22 Temas Materiais ESG – Environmental, Social and Governance (aplicáveis consoante a dimensão da empresa e o tipo de operação).
Incorporar na estratégia empresarial, nos instrumentos de gestão e nas suas operações, atuações concretas que incidam sobre os Temas Materiais ESG – Environmental, Social and Governance, reconhecendo que as mesmos são passíveis de revestir valor económico e de contribuir para o alcance das metas de sustentabilidade definidas na Estratégia Turismo 2027.
Promover o desenvolvimento de competências internas em matéria de gestão ESG - Environmental, Social and Governance, frequentando, sempre que possível, as ações de capacitação disponibilizadas ao abrigo do Programa Empresas Turismo 360°, ou outras relacionadas com a mesma temática.
Participar, sempre que possível, em webinars, workshops e outros eventos relacionados com o Programa Empresas Turismo 360º com vista à partilha de experiências e desafios e ao reconhecimento e disseminação de boas práticas.
Promover, a partir da ferramenta tecnológica de recolha, monitorização e reporte a disponibilizar pelo Turismo de Portugal, I.P., a emissão, com uma periodicidade anual e com início até ao segundo exercício económico completo posterior à subscrição da presente Carta de Compromisso, de relatórios de sustentabilidade suportados no desempenho ESG – Environmental, Social and Governance e estruturados de acordo com o modelo definido no âmbito do Programa Empresas Turismo 360°.
Divulgar a subscrição da Carta e a adesão ao Programa Empresas Turismo 360º nos canais de comunicação relevantes, utilizando, para esse efeito, o logótipo do Programa em conformidade com o respetivo Manual de Normas Gráficas.
Partilhar informação que se revele necessária ao acompanhamento e monitorização do Programa Empresas Turismo 360º, facilitando a convergência e a transparência das práticas de ESG – Environmental, Social and Governance no setor do turismo.
Contribuir para a dinamização e divulgação do Programa Empresas Turismo 360º e dos seus princípios de sustentabilidade no respetivo espaço de influência e rede de relações, incluindo junto das suas partes interessadas, tendo em vista estender o alcance dos mesmos a toda a cadeia de valor.