PRINCÍPIOS
Com vista a refletir a natureza transformadora do Programa e da jornada de sustentabilidade que lhe está subjacente, as empresas aderentes, com a subscrição da Carta de Compromisso, comprometem-se com três Princípios Ambientais, Sociais e de Governação, que servirão de guia para um turismo mais responsável, resiliente e próspero e mais comprometido com as necessidades das gerações atuais e futuras. 
Princípio
Ambiental
Assegurar a adoção de processos e de medidas que acelerem a transição para uma economia circular, hipocarbónica e mais eficiente na utilização dos recursos, mitigando impactes negativos nos sistemas naturais vivos e não-vivos, incluindo ecossistemas, terra, ar, água e biodiversidade.
Princípio
Social
Garantir, ao longo de toda a cadeia de valor, a incorporação de práticas socialmente responsáveis nos instrumentos de gestão e nas operações, para avaliação dos impactes da atividade nos sistemas sociais sobre os quais opera, nomeadamente ao nível das relações laborais, dos direitos humanos, da sociedade e das relações com a comunidade.
Princípio
 Governação
Promover o respeito pelos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, atuando em conformidade legal, adotando códigos de ética empresarial e privilegiando a transparência e a visão de longo prazo, por via da adoção de instrumentos que permitam avaliar a gestão e o desempenho, que incrementem os processos de tomada de decisão e de definição estratégica, que incentivem a melhoria contínua, e que possibilitem a criação de valor para todos os stakeholders.